Sumário Executivo
- e-commerce: mercado em desenvolvimento no Brasil e com muito potencial de crescimento quando comparado a indicadores de performance de países desenvolvidos
- Desempenho & Valuation: empresas de varejo majoritariamente online (Amazon, B2W, Mercado Livre e Magalu), com desempenho das ações e múltiplos de negociação bem acima dos concorrentes offline.
- Puro online ou mix de online/offline , atendendo o cliente aonde e como o mesmo preferir;
- logística altamente integrada, maximizando a capilaridade e minimizando tempo de entrega
- mix de produtos bastante abrangente (de alimentos e bebidas, a eletro, roupas, cosméticos, informática, entre outros) e
- foco na experiência do consumidor.
Impactos da COVID-19 no Varejo Brasileiro
Boletim Cielo de 08/06/2020
Desde o início do surto de COVID-19¹, o varejo total no Brasil apresentou queda de -29,3% no período acumulado (comparado com dias equivalentes de fevereiro/20 pré COVID19)
Fonte: Cielo | ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado
1- Período de 01/mar/20 a 16/mai/20. | 2 – Comparação com dias equivalentes de fev/20, com ajuste de calendário (ex: Carnaval, Páscoa, feriados, semana do Dia das Mães).
Bens Não Duráveis
Na abertura por grupos de setores, o setor de Bens Não Duráveis apresenta a menor queda (-2,3%) à drogarias e farmácias com queda de -3,7% e super/hiper com alta de 15,6%
Fonte: Cielo | ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado
1- Período de 01/mar/20 a 16/mai/20. | 2 – Comparação com dias equivalentes de fev/20, com ajuste de calendário (ex: Carnaval, Páscoa, feriados, semana do Dia das Mães).
Bens Duráveis
O setor de Bens Duráveis apresentou queda de -40,7% no período acumulado¹ à vestuário -65,7%, Movéis/Eletro/Lojas Depto -30,8%, Material de Construção -5,6%, porém o nível da queda vem diminuindo
Fonte: Cielo | ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado
1- Período de 01/mar/20 a 16/mai/20. | 2 – Comparação com dias equivalentes de fev/20, com ajuste de calendário (ex: Carnaval, Páscoa, feriados, semana do Dia das Mães).
Perfil do e-commerce no Brasil
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Aceleração tanto do crescimento de pedidos e do faturamento do ecommerce no Brasil ao longo do 1T20 (+32,6% em pedidos e +26,7% em Vendas) à dados são basicamente pré COVID10
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Mercado era estimado em R$90bi ao final de 2020 (+21% YoY) porém com a crise deve se acelerar
Fonte: Dados da Neotrust/Compre&Confie/E-commerce Brasil
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Vendas online em Março20 cresceram 42,3% (YoY), mas conforme dados de Magalu, Abril20 e Maio20 aceleraram muito, atingindo +138% e + 203%
Fonte: https://www.mccenet.com.br
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Categoria de Mercado (supermercado) e móveis/eletro ganharam espaço no mix de compras online entre Fev20 e Fev19.
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O maior grupo continua sendo de computadores/Equipamentos de TI
Fonte: https://www.mccenet.com.br
Fonte: https://www.mccenet.com.br
Dados de Mercado
Apresentação Mercado Livre (MELI)
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A penetração do varejo online sobre o varejo total na Latam é de 4,3% em 2019 vs 12% nos EUA
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De acordo com dados divulgados pelo Mercado Livre, o e-commerce na Latam é esperado atingir 5,4% do total de vendas no varejo até 2023
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Deve ser observada uma aceleração neste indicador por conta da crise sanitária
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Esse mesmo indicador é projetado para 17,1% nos EUA m 2023
Fonte: Apresentação Institucional 1Q20, Mercado Livre.
Highlights Operacionais
Puro Player Online x Offline
% Vendas Online | 1T19 | 4T19 | 1T20 |
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Amazon1 | 68,1% | 72,2% | 67,8% |
Magalu | 41,4% | 48,0% | 53,3% |
B2W | 100% | 100% | 100% |
Meli | 100% | 100% | 100% |
Renner | NA | NA | NV |
Via varejo | 15,6% | 20,1% | 22,9% |
Americanas | 35,3% | 33,4% | 40,8% |
1. Exclui Wholefoods, assinatura e AWS
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Players online com crescimento de receita entre 20% e 40% (YoY) à destaque para a aceleração dos resultados da B2W desde 3T19
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Players offline com crescimento histórico bem mais modesto porém destaque para Via Varejo que vem acelerando a penetração do online no seu mix de receita à ainda assim nenhum player cresce mais do que 20% aa
Consenso de Mercado (Expectativas de crescimento)
Puro Player Online x Offline
Fonte: Thomson Reuters Eikon
Fonte: Thomson Reuters Eikon
1 – O Mercado Livre foi excluído da análise de crescimento do EBITDA, pois seu EBITDA passa de US$-10m em 2020 para US$143m em 2021, o crescimento % elevado contamina a escala do gráfico.
Performance & Valuation (YTD)
Fonte: Thomson Reuters Eikon
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MELI e B2W negociam nos maiores múltiplos de vendas dos comparáveis à operações 100% online
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Amazon historicamente acima de 3,0x Vendas
Fonte: Thomson Reuters Eikon
•MAGALU e B2W negociam a múltiplos de EBITDA acima de 50x, numa combinação de alto crescimento de receita com margens baixas
•Os demais varejistas negociam acima de 10x EBITDA fwd historicamente, sendo que Amazon recentemente ultrapassou o patamar de 20x (margens baixas porém crescimento acelerado)
Fonte: Thomson Reuters Eikon
Mercado livre apresenta EBITDA negativo no período
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Destaque para o P/E de Magalu e Amazon, que negociam acima de 90x o LL à resultado do alto crescimento combinado com baixa rentabilidade
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Demais varejistas tradicionais (Renner e LAME) negociam na média entre 30-40x LL pois sempre apresentaram crescimento com rentabilidade moderada, o que é esperado de um varejista com vendas em sua maioria offline
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MELI e B2W não aparecem nesse gráfico por terem prejuízo
Fonte: Thomson Reuters Eikon
Mercado livre apresenta EBITDA negativo no período